top of page
Buscar

Psicanalistas solitários

  • Foto do escritor: Destina Psicanálise
    Destina Psicanálise
  • 15 de set. de 2025
  • 2 min de leitura

Eu diria que o ofício daquele que se dedica à clínica psicanalítica tende a ser solitário. Sim, estamos sempre com alguém em sessão e esse é um trabalho no qual estar de alguma maneira aberto e sensível ao encontro são partes essenciais daquilo que a gente faz. Mas, por outro lado, as trocas entre nós, na posição de analistas, e nossos analisantes pedem um certo tipo de atenção (que é sempre flutuante, mas essa é outra conversa), que não nos permite e talvez não deva mesmo nos permitir um relaxamento daqueles que a gente já viveu em outros ambientes de trabalho.


A reunião de equipe, o cafezinho no meio do dia, o almoço com colegas de vez em quando. Tanto as trocas que dizem respeito à realização das nossas funções, que nos permitem comentar, avaliar e refletir sobre o que estamos fazendo, como as coisas estão se encaminhando, o que vem aparecendo de novo, quais são os nossos desafios; como também aquelas conversas sobre como a gente vem se sentindo, as preocupações de além do trabalho, as coisas que vem acontecendo em nossas vidas, aquilo que possibilita que o ambiente de trabalho também possa ser um lugar onde criamos relações com outras pessoas, nossos colegas, mais ou menos íntimos, mas de alguma maneira parceiros de vida também.


Bom, isso, para quem trabalha na clínica psicanalítica, talvez especialmente para aqueles que passaram por outras experiências de trabalho, faz falta.


Não é apenas por isso que ela existe, claro, mas taí uma das importâncias dos nossos espaços de supervisão. Mas também os nossos grupos de estudo, os seminários, as oficinas clínicas. São todas formas de exercemos nossa função e não nos sentirmos tão só.

A importância da formação permanente do analista pode ser sustentada por várias razões, mas penso que essa se não é uma delas, é sem dúvida uma consequência positiva de estarmos sempre estudando juntos.


Esses textos que começamos a rabiscar por aqui vêm também um tanto desse desejo e a Destina também surgiu daí. Queríamos fazer junto, queremos fazer junto. Apoiar o trabalho uma da outra, ajudar a elaborar, pensar mais amplo, e também queremos poder jogar um pouco de papo fora, de falar da família e da vizinha, mandar receita e contato de dermatologista.



 
 
 

Comentários


Conecte-se Conosco

+55 (79) 99962-9877

+55 (21) 98142-4372

Praia do Flamengo, 66 B. Sala 907

Flamengo, Rio de Janeiro.

Av. Dr. José Machado de Souza, 2020. Ed. Neo Office. Sala 1015.

Jardins - Aracaju

 

© 2025 copyright by Kátia Lima e Lígia Diogo

 

bottom of page